Na última terça (13), chegou ao fim a Electronic Entertainment Expo (E3) 2021, que é uma das mais importantes feiras de jogos eletrônicos do mundo, com anúncios de novas produções que ainda são desconhecidas para o público, o acompanhamento de produções já anunciadas e a preparação para os novos lançamentos. O evento traz empresas de todas as partes do globo para anunciarem e divulgarem suas novas produções, seja para fãs de jogos, jornalistas, produtores de conteúdo, ou membros da indústria.
Mas, diferente dos outros anos, nos quais as conferências e o evento eram presenciais, devido à pandemia da Covid-19, o evento foi realizado de forma digital, com as apresentações das maiores empresas acontecendo exclusivamente por meio de livestreams.
Antes mesmo da E3, aconteceu a Summer Games Festival, um festival que “substituiu” a E3 no ano de 2020, e que nesse ano teve como destaque o anúncio de Elden Ring, novo jogo da From Software, produtora da série Dark Souls e de jogos como Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice, com o jogo sendo uma parceria entre a empresa e o escritor de fantasia George R.R. Martin.
A Electronic Arts abriu a E3, como é o padrão há alguns anos, fazendo uma conferência exclusiva de anúncio ao novo jogo da franquia de jogos de tiro em primeira pessoa da DICE Battlefield, o Battlefield 2042, que apresentará uma guerra em um futuro próximo.
Já na conferência da Ubisoft tivemos o anúncio do jogo Avatar: The Frontiers of Pandora, seguindo a franquia cinematográfica Avatar (2009), que se passará no universo de fantasia do filme. Outro jogo que teve destaque foi mais um trailer do novo título da franquia Far Cry, o Far Cry 6, que se passará em uma ilha do Caribe.
A conferência conjunta entre Xbox e Bethesda divulgou trailers de jogos que tinham apenas sido revelados como em início de produção, como StarField, de exploração espacial, a primeira nova franquia da Bethesda depois de mais de 25 anos.
Tivemos também o anúncio do trailer de um curioso jogo narrativo: 12 Minutes, onde o jogador tem doze minutos para resolver mistérios de uma noite que fica acontecendo em loop; e também novos jogos de franquias da casa, como Forza Horizon 5, Stalker 2, Age of Empires IV e Outer World 2, além do anúncio do remaster da clássica franquia da Blizzard, Diablo II, agora com o subtítulo Resurrected.
Já na conferência da Square tivemos anúncios de novas remasterizações de jogos da franquia Final Fantasy, originais de NES e SNES, de um remake de Legend of Mana, do jogo baseado no universo da Marvel: Guardians of the Galaxy e de um jogo situado no universo de Final Fantasy chamado Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin
Na conferência da Nintendo, tivemos alguns anúncios de destaque, entre eles um novo jogo da franquia Metroid: Metroid Dread, jogo que segue o modelo clássico de Metroid em 2D, com novos elementos de jogabilidade, incluindo um inimigo que persegue Samus.
Tivemos também o novo trailer do jogo que será a sequência de Zelda: Breath of the Wild, ainda sem título definido, mas com previsão de lançamento para o ano que vem.
Mais informações sobre a cobertura da E3, com mais detalhes, você pode conferir em portais como IGN Brasil e Voxel.