Os jogos estão presentes em nossas vidas. Eles se apresentam de diversas formas e com as mais variadas funções, produzindo diversos resultados. Mas raramente percebemos isso, principalmente porque não temos uma ideia clara do que são jogos.
Academicamente, o estudo de jogos ocorreu apenas recentemente, a partir do início dos anos 2000 e ainda estamos longe de ter uma definição formal sobre esse objeto de estudos, o que faz com que áreas que possuem alguns de seus elementos em jogos, como literatura, narratologia ou comunicação, desejem que jogos sejam enquadrados em seu território. Um objeto com tantas possibilidades gera esse tipo de interesse.
Por esse motivo, o projeto Gamegesis considera que jogos devem ser objetos de estudo dentro de sua própria área, a Game Studies. Nossa produção e pesquisa é voltada para a conscientização desse cenário e para a delimitação da área, construindo pontes para a adequada colaboração com as outras áreas que permeiam e contribuem com o objeto.
Para atingir essa finalidade, além dos textos publicados em nosso portal, oferecemos atividades como oficinas e palestras, além de consultorias específicas para quem tem interesse em aplicar alguma atividade relacionada a jogos em seus processos.
Recentemente, recebemos o convite do curso de Design da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia, que está inaugurando uma disciplina relacionada a jogos, para apresentarmos o projeto de agregação e categorização de dados segundo princípios diegéticos, de modo a facilitar a produção de uma taxonomia de jogos.
Além de facilitar a produção de uma taxonomia de jogos, a estrutura representacional estatística conceitual (EREC), como foi definida, agora renomeada para Função Gamegesis (FG), permite também realizar comparações entre representações de jogos levantadas por meio dessa ferramenta, que foi projetada considerando diversos aspectos observados em análises aprofundadas de propostas de definição de jogos, considerando a identificação de falhas e de possíveis melhorias em outras ferramentas de classificação anteriores.
A apresentação utilizou a produção criada para oficinas realizadas em 2017, antes da validação da ferramenta em si, considerando a definição de jogos proposta por Gonzalo Frasca, que serviu como fundamentação para a Função Gamegesis. Essas oficinas promoveram uma série de informações que validaram a Função Gamegesis e, em paralelo, também garantiram a validação do doutorado do Rodrigo Domingues, idealizador do projeto Gamegesis.
Em adição ao que já havia sido apresentado, uma vez que a proposta de definição de Gonzalo Frasca já não mais se encaixa ao que é entendido por jogo pelo projeto Gamegesis, expusemos novas informações aos participantes da palestra, realizada de forma virtual. Nesses acréscimos apresentamos algumas argumentações relacionadas à etimologia da palavra em outros idiomas e a relação delas com outras palavras, de raiz compartilhada, no mesmo idioma. Palavras tais como escola, educação ou brinquedo. O curioso é que a palavra jogo em várias línguas tem a mesma raiz que escola ou educação, o que traz o mistério por trás desse conceito, e faz questionar o que mais podem estar querendo esconder não estudando adequadamente o conceito de jogos.
Para validar o conteúdo, pedimos aos participantes que avaliassem o que foi apresentado por meio de consulta anônima. Aproximadamente 40% dos participantes responderam e os resultados são apresentados na sequência.
O primeiro resultado diz respeito à apresentação, o conteúdo apresentado, o resultado obtido, a organização da apresentação e a apresentação em si, demonstrando que, apesar de necessitar melhorias, ela foi muito bem percebida, com todas avaliações acima de ‘bom’.
Além disso, os participantes perceberam uma melhoria em diversas competências relacionadas a jogos. As figuras a seguir demonstram a diferença de como eles se avaliavam antes e depois da apresentação.
Percebe-se que, para todas as competências, os resultados apresentaram melhoras. Isso tudo em apenas 2 horas de apresentação.
E sobre a ideia do conceito de jogos, num intervalo entre ‘continuou a mesma’ (0) e ‘melhorou substancialmente’ (5), 75% dos participantes responderam que melhorou substancialmente, enquanto que 25% responderam que melhorou, segundo apresentado pela figura abaixo.
A respeito da contribuição à área de Game Studies, numa escala de 0 a 10, como demonstrado na figura k, 50% dos participantes responderam que a Gamegesis é essencialmente relevante à gamestudies (10), 25% responderam que é muito relevante (8) e 25% responderam que é bastante relevante (7), indicando não apenas que o projeto é importante para a área, mas também apresentando os motivos e quais aspectos são os mais relevantes, como demonstrado a seguir.
Foi perguntado sobre o por quê de você considerar que a Gamegesis contribui para a área de Game Studies:
Ela não pretende apenas fazer jogos, mas sim compreender em um nível acadêmico os jogos e como eles funcionam e são aplicados
A Gamegesis ajuda na divulgação e elucidação de conteúdos lúdicos, investindo nessa comunidade criadora de jogos.
Também foi perguntado qual aspecto da Gamegesis você considera ser o mais relevante para a contribuição:
Proporcionamento de um entendimento maior sobre as coisas
Creio que a consultoria, já que ela é muito importante para pequenos desenvolvedores de jogos
Dentre os pontos fortes da apresentação, os destaques foram a amostra de quão ampla é a área de estudo de jogos e a forma como esse extrato do projeto facilitou a compreensão de jogos mas, por ter sido uma apresentação realizada virtualmente, preparada adaptando-se de uma pensada para o presencial, a exposição pecou em deixar de fora exemplos mais práticos, devido ao tempo do convite à data de apresentação.
A comparação dos dados dessa consulta com o das consultas anteriores, referentes às oficinas em 2017, não possui divergência significativa. Todos mostraram que a compreensão sobre jogos, em aspectos gerais, pelos participantes, melhorou substancialmente. Demonstrou que a prática continua relevante e que o processo de comunicação sobre jogos nos meios tradicionais continua falho.
Os dados das consultas das oficinas de 2017 encontram-se disponíveis publicamente na tese de doutorado do idealizador, que está disponível no site de repositório acadêmico da UFU, no link https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/23756. O Documento apresenta, de modo acadêmico, as ferramentas que estamos preparando para apresentar de modo mais didático à comunidade.
Isso tudo demonstra que a Gamegesis desempenha um papel relevante no processo de compreensão sobre jogos. Ainda estamos trabalhando para a compreensão dos elementos que compõem os jogos e das relações entre eles. Com isso, poderemos apresentar adequadamente, num futuro próximo, nosso trabalho sobre o conceito de jogos e nossa definição sobre o tema.
Continuamos trabalhando para desvendar e revelar esse conceito tão nebuloso ou elusivo, mas tão obviamente presente em nosso dia a dia. Para saber mais, basta acompanhar-nos no portal, nas redes sociais ou entrar em contato conosco para a realização de nossas palestras.
Divirtam-se e joguemos!