Conheça um pouco sobre os jogos de tabuleiro mais antigos já registrados
Os jogos de tabuleiro são um dos vários fenômenos no mundo gamer. Eles foram um dos primeiros tipos a usarem elementos físicos para comunicar e persistir a representação de desafio, além da interação entre os jogadores. Diferentemente do pega-pega, por exemplo, os jogos de tabuleiro possibilitaram um maior gerenciamento do tempo, com a possibilidade de se persistir uma partida, onde os participantes conseguem interromper o jogo e continuá-lo de onde pararam posteriormente. Utilizando superfícies, tabuleiros, peças e regras específicas, nesse tipo de jogo, na maioria das vezes, a busca é por derrotar seus adversários em prol de uma vitória específica. Mas você que gosta de jogos de tabuleiro como Xadrez, Damas, War e Ludo, já parou para pensar como eles surgiram?
Indo muito além de uma simples alternativa de lazer, o uso de jogos de tabuleiro podem incentivar a memória, desenvolver raciocínio lógico e abstrato e representar, inclusive, a religiosidade, como no caso dos primeiros encontrados. Registros e escavações datam a descoberta dos primeiros jogos por volta de 4000 anos antes da era comum (A.E.C), mostrando que eram jogados desde a Mesopotâmia até as Américas.
Essas descobertas arqueológicas demonstram que as sociedades sentem a necessidade de jogar desde antes da história registrada. Desse modo, os jogos acabaram surgindo junto com as civilizações, e em alguns casos eram inclusive enterrados junto com os mortos para os acompanharem no que eles acreditavam ser a pós-vida.
Com a expansão das rotas comerciais, os jogos também começaram a circular, se adaptando à cultura e realidade de cada povo, ou sendo extintos devido ao mesmo motivo. Essas adaptações acabaram contribuindo para a perda histórica dos jogos, pois com as modificações das regras, as originais tornaram-se desconhecidas, restando apenas algumas especulações. Com isso, muitos jogos antigos que são utilizados atualmente não possuem regras muito estabelecidas, apenas uma ideia traçada por pesquisadores, com variações e diferentes modos de jogar.
Uma característica comum dos povos antigos é envolver cenários verdadeiros e que simulam a realidade nos jogos de tabuleiro. Por isso, muitos jogos da época acabam refletindo a lógica e raciocínio, envolvendo táticas de guerra, luta, conhecimento, espiritualidade e estratégia.
Você já ouviu falar do Senet, Real de Ur e os Mancala? Esses são os primeiros jogos de tabuleiro já registrados, repletos de história e representatividade de suas respectivas épocas. Logo mais, conheça aqui na Gamegesis um pouco de suas origens, jogabilidades, representatividades e como eram arquitetados.
(1) Comments
[…] outras atribuições, mas conseguimos desenvolver os textos considerando algumas séries como a dos jogos na história, jogos ao redor do mundo, mulheres no universo de jogos e o conjunto de artigos sobre as escape […]
Comments are closed.